terça-feira, 29 de novembro de 2011


E. E. E. F. E Médio Luiz Ribeiro Limeira







Projeto

Ética e Cidadania











Santa Rita 2011







Curso: Disseminadores da Educação Fiscal 2º Semestre – 2011
Turma: 256 – DEF 2º Semestre / 2011– PB – 11
Período: de 01/12/2011 à 07/12/2011
Tutor(es): Douglas Fabiano


Alunos: Darlene Cerqueira Figueiredo
Fátima de Cássia Teixeira Soares
Ivana Márcia D’ Anunciação Costa Silva
Patrícia Rosane Matos de Almeida
Zilda Maria Batista de Castro















Santa rita
nov. 2011




Projeto

  1. Título do Projeto
    • Ética e Cidadania no convívio escolar
  2. Início
    • 01/12/2011 a 07/12/2011
  3. Tema gerador
    • Ética e Cidadania
  4. Apresentação ou introdução
O exercício de cidadania pressupõe uma estrutura política respaldada na ética e no respeito aos direitos e garantias fundamentais que viabilizem a inserção e o poder de decisão de cada um de nós como construtores da história nesse país.
A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana.
A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana capaz de julgar criticamente os apelos da moral vigente.
Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidas e desenvolvidas por toda comunidade escolar.

  1. Objetivo Geral
    • Analisar criticamente as regras ( de conduta) morais, buscando sua legitimidade na realização do bem comum.

Objetivos específicos
  • Valorizar o diálogo nas relações sociais.
  • Atuar de forma compreensiva nas situações cotidianas
  • Participar na elaboração e discussão de regras no contexto escolar.
  • Identificar e repudiar situações de desrespeito.
  • Refletir sobre a necessidade do cidadão posicionar-se enquanto ser político.

  1. Público Alvo
    • Comunidade Escolar do Pedro Ribeiro – Ensino Fundamental II ( 5ª a 8ª)

  1. Metodologia
Quais os caminhos a serem percorridos para se estabelecer uma relação ética? Como desenvolver ações que promovam a ética? No conflito, há possibilidade de existir uma relação ética? Essas são questões que nos remetem à metodologia.
Para despertar uma cultura em relação pautada na ética, se faz urgente e necessário refletir sobre nossa postura diante do contexto atual, visto que as pessoas têm grande tendência em pensar que são cidadãos apenas em termos dos direitos a receber, nem se dão conta de que todos podem ser também, agentes da existência desses direitos.
Pensando em práticas coletivas e reflexivas, apontamos como opção uma metodologia fundamentada na compreensão de que professores e alunos se tornam aprendizes, construtores de conhecimentos que possibilitem o respeito, e a ética nas relações sociais. ( Qual exatamente o método? Está um pouco vago)
O aluno do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, como parte integrante da sociedade, é também responsável pelo processo da construção de uma relação ética. Então, é importante que a sala de aula torne-se local privilegiado para efetivação de conhecimentos significativos, bem como, de reflexão crítica das atitudes éticas.

  1. Atividades Desenvolvidas
Com base no contexto apresentado, pensou-se operacionalizar as atividades através dos recursos apropriados à realidade do ambiente escolar, de forma que possibilite o envolvimento do educando e educadores.
    • Aulas expositivas participativas,
    • Construção de cartilhas,
    • Leitura de textos informativos,
    • Projeção de vídeos
    • Discussão e debates (relacionados com regras da escola)
    • Criação de sinalização relacionada a direitos e deveres,
    • Promoção de festa do bem-estar ou da boa convivência,
    • Simulação de situações do cotidiano (dramatização).

  1. Cronograma
O tema ética e Cidadania no convívio escolar faz (fará) parte do projeto da Escola Estadual Desembargador Pedro Ribeiro para ser desenvolvido durante todo ano letivo de 2008, sendo que, a culminância será focada no período correspondente à 1ª Unidade.
10. Resultados esperados
O estudo da ética e cidadania no convívio escolar visa preparar os estudantes na convivência com o outro e com o meio em que vivem, reforçando os valores morais, despertando-os para as situações que despertem ao seu redor, para que entendam que uma sociedade só viverá em harmonia se houver participação, integração, respeito, diálogo, justiça e unidade entre todos os seres que compõem o universo.
Portanto esperamos que nossos alunos possam tomar parte nessa construção, serem livres e autônomos pra pensarem e julgarem de forma crítica e conscientes, em busca de um mundo melhor, mais justo e igualitário.



11. Avaliação
A avaliação que orienta este projeto é de caráter processual. Será (ao) analisada(s) as atividades desenvolvidas em sala, observando o que foi internalizado, buscando fazer um feedback para obter sucesso no processo de aprendizagem.
Assim, os educandos terão condições plausíveis de apontar os meios necessários para a evolução do grupo no produto final.
Entretanto, serão conceituadas atividades de produção como: criação de um manual, com todas as atividades desenvolvidas, além de apresentação de seminários e dramatização. O senso de responsabilidade, e autonomia serão pontos importantes para desenvolver todas as etapas deste projeto.

12. Notas Bibliográficas

1. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetro Curriculares Nacionais. Temas Transversais. 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. p.
2. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Os projetos de Trabalho. Editora Atmed. Porto Alegre, 1998. p.61-101.
3. HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. O conhecimento é um caleidoscópio. Editora Atrmed, 1998, 5ª edição. P. 61-84
4. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre. Editora Atrmed., 1998.

(modelo) METODOLOGIA
O planejamento do curso assegura, em termos de carga horária e de planos de estudos, o envolvimento do aluno em atividades individuais de leitura, pesquisa e produção de materiais, vivência em grupo nas discussões e trocas de idéias e, momentos de orientação e supervisão individual com a Profª Patrícia Sá.

A aprendizagem neste curso é vista como uma atividade de elaboração conceitual em um ambiente caracterizado pela interação social. Definimos então nossa metodologia como “construtivismo social”, pois o novo conhecimento será construído através da colaboração recíproca, a partir de intercâmbios de experiências individuais. As discussões serão orientadas à compreensão mutua e à atividades de reflexão crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário